Serra do Roncador

Tempo de leitura: 2 minutos

A Serra do Roncador é uma cadeia montanhosa no estado de Mato Grosso que se inicia no município de Barra do Garças e se estende pelo leste em direção ao estado do Pará. Constituída por Arenito vermelho, pertence a mesma bacia sedimentar da Chapada dos Guimarães, tem aspectos semelhantes e muitos paredões avermelhados que se intensificam no inicio e final do dia.

Popularmente tem este nome devido ao possível barulho do vento nos paredões. Porém a referência mais antiga que se tem é devido a grande quantidade de veados Garapu existentes na região. No encontro do bandeirante Bartolomeu Bueno Dias o “Anhanguera”  os índios informaram a região do Garapú que no dialeto indígena quer dizer Roncador. Em 1632 que neste local encontrou uma mina de ouro denominada posteriormente de mina dos martírios pois foram vários exploradores que tentaram em vão encontrá-la.

O Roncador é uma região que já foi oceano raso com evidências e fosseis marinhos. Isso reforça um pouco das lendas e mistérios que a cerca em relação a Atlântida estar encravada em algum ponto distante da serra. Esta foi a grande busca do Coronel Percy Fawcett que empreendeu varias expedições com intuito de encontrar a cidade perdida. O militar britânico também buscava tesouros e a passagem para uma outra dimensão.

Palco da marcha para o oeste, no Governo Getúlio Vargas, a expedição Roncador Xingú tinha o objetivo de povoar o centro oeste ainda praticamente desabitado pelo branco. Iniciada em 1943 em pleno período da 2ª grande guerra, esta Marcha iniciada em Aragarças e chefiada pelo Cel Vanick tinha no quadro 3 irmãos (Leonardo, Claudio e orlando Vilas Boas) que se tornariam sertanistas mundialmente conhecidos pelo seu trabalho de defesa dos índios xinguanos e a criação do parque indígena do Xingú.

Posteriormente foi criada a Fundação Brasil Central para dar continuidade nos trabalhos da expedição Roncador-Xingú. Foram criados vários núcleos de colonização e e de barra do Garças foram desmembrados 25 municípios daquele que já foi o maior do mundo.

Cercada de mitos lendas e muitas historias a serra do Roncador abriga varios relatos de ovnis e extraterrestres e contatos com civilizações antigas relacionadas a agartha, ibêz e mutas outras de varias tendências de pensamentos filosóficos e religiosos místicos e exotéricos tornando-a um dos chacras do planeta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *